18 de ago. de 2011

A escolha do capacete

Um motociclista conduz uma Honda CB 600 Hornet na rodovia de mão única, na faixa de rolamento da direita, desenvolvendo aproximadamente a velocidade de 70 km/h. Avistando um carro de passeio logo à frente, na mesma pista, o motociclista resolve fazer a ultrapassagem pela faixa da esquerda quando, devido às grandes irregularidades no asfalto, começa receber todos os efeitos de “kick back”. Como não consegue estabilizar o equilíbrio da moto o motociclista é projetado ao chão. A motocicleta nesse momento estava a uma velocidade de aproximadamente 80 km/h - aumentou para ultrapassar aquele carro de passeio. Ele arrastou-se pelo chão por aproximadamente uns 40 metros devido à energia cinética adquirida com velocidade da moto. Consequências do tombo: antebraço esquerdo quebrado, arranhões profundos nos membros inferiores e superiores e um ferimento de pequena proporção na cabeça. O impressionante disso tudo é que o motociclista foi parar com a cabeça em um poste no final do percurso do arrasto e está vivo hoje porque estava usando um excelente capacete da marca SHOEI. Essa história aconteceu recentemente com o nosso amigo Fábio (BFII) que passou por uma cirurgia e agora se recupera dos ferimentos. Abaixo algumas fotos do capacete e da moto:








Sem dúvida o principal equipamento de segurança de uma motocicleta é o capacete. Em níveis menos sensíveis estão as luvas, botas e as jaquetas. Capacete é um tipo de proteção utilizado na cabeça por condutores e passageiros de veículos. Tem a finalidade principal de proteger o crânio dos ocupantes em caso de impacto, prevenindo ou reduzindo os danos e as lesões que poderiam ser causadas. O interior desse capacete geralmente é acolchoado com isopor, espumas e outros tecidos. Exteriormente (casco) são feitos de materiais muito rígidos e indeformáveis, como plásticos de engenharia e fibra de carbono. As viseiras, via de regra, são feitas de policarbonato, um material transparente, mas altamente resistente.

testando um capacete

teste do inmetro
Como devo escolher um bom capacete?
* Escolha capacetes fechados que protejam totalmente a cabeça. Nunca use capacetes abertos, como os "coquinhos".
* Escolha a numeração correta para que o capacete fique ajustado confortavelmente na cabeça, sem folgas ou apertados demais. Sua cabeça não deve ficar "dançando" dentro do capacete: 55/56 - S, 57/58 - M, 59/60 - L, 61/62 - XL, 63/64 - XXL.
* O material utilizado na fabricação do capacete tem que ser aquele que absorva com eficácia toda a força do impacto recebido. O melhor material ao nosso alcance sem dúvida é a fibra de carbono.
* Compre apenas capacetes com forro removível e lavável, assim você evita a proliferação de organismos que se alojam no ambiente de dentro.
* Para um maior conforto adquira capacetes que tenham sistemas de ventilação.
* Use capacete em que a viseira seja feita de policarbonato transparente e nunca use aquelas que são feitas de plástico comum.
* Capacete bom é o capacete caro? Pessoalmente, prefiro as marcas que são utilizadas em corridas de moto velocidade como as da Moto GP. Os fabricantes constantemente investem em novas tecnologias e materiais na construção dos capacetes que posteriormente são repassados aos mortais. Portanto, o bicho não vai sair barato. Compre capacete de fabricante comprometido com a segurança do motociclista!


O uso de um bom capacete pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Alexandre  (Xakrinha).


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Brasília, Distrito Federal, Brazil
Um grupo de colegas trabalhava no mesmo local, há muitos anos, até que nessas conspirações do destino lá estavam eles compartilhando o mesmo setor. Daí foi fácil descobrirem a paixão em comum: MOTO. Como o certo se escreve até sobre linhas tortas, sob a maturidade do momento o sonho foi então construído, surgindo aí o Moto Clube. O nome veio como inspiração – Abnegados. Tal condição era a que melhor traduzia o espírito do grupo – determinado, devotado. O escudo foi também uma escolha imediata. Assim, sempre guerreiro, surgiu o lema: “nem o fim é o limite” - temos sempre algo mais a fazer e as pedras no caminho podem até atrapalhar, mas jamais impedir o passo. E acreditem, tudo isso em um único dia: 10/10/2010. P.S. O coyote Willie pode até não agarrar o papa-léguas, mas é devotado e nunca vai desistir de concluir seu plano.